Vivara – Transformando Sonhos em Realidade


A Vivara foi uma das principais responsáveis por popularizar jóias no mercado brasileiro, sem, no entanto, deixar de lado o design inovador. Com um posicionamento de mercado “premium sem exageros”, oferece coleções simples e flexíveis que se tornaram inesquecíveis para comemorar aniversários, casamentos, nascimentos, bodas de prata ou um momento especial. Por tudo isso, a marca se tornou especialista em despertar emoções e transformar sonhos em realidade para muitos brasileiros.

Tudo começou quando a família romena Kaufman imigrou para o Brasil logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Sem muito dinheiro, mas com grande experiência nos setores de joalherias, eles, habilidosos ourives, rapidamente começaram a trabalhar no segmento. Foi então que a família inaugurou a primeira loja Vivara em 1962, localizada na Rua 7 de abril, no centro de São Paulo. A pequena loja tinha o compromisso de oferecer peças criadas com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam joias exclusivas e eternas. A história do pequeno negócio começou a mudar quando o jovem Nelson Kaufman, que cresceu vendo o pai debruçado sobre uma banca de madeira, mãos firmes, a encaixar brilhantes miúdos em delicadas peças de ouro, passou a administrar uma das duas lojas da família. Com peças leves, comércio de portas abertas e facilidades de pagamento, a Vivara ajudaria a popularizar o mercado joalheiro no Brasil.

Com espírito de inovação e a proposta de criar e comercializar joias com design moderno e detalhes diferenciados, a Vivara rapidamente passou a atender a uma consumidora exigente que procurava joias de qualidade para representar e destacar sua personalidade, mas com preços acessíveis. Mesmo mantendo o cuidado artesanal da ourivesaria, a marca não se intimidou em investir em tecnologia, inovação, atendimento e design, confiando sua produção aos mais capacitados profissionais do mercado. A primeira loja localizada dentro de um shopping center seria inaugurada em 1981. Uma década mais tarde já eram 10 lojas em funcionamento na capital paulista. Ao longo desses anos, a excelência da Vivara resultou no ingresso no mercado de relógios, onde a marca é reconhecida por trabalhar com marcas renomadas, como por exemplo, Tommy Hilfiger, Guess, Hugo Boss e Lacoste.

Em 1996, a rede iniciou um intenso processo de expansão, inaugurando também sua primeira unidade fora de São Paulo. A manufatura foi transferida em 1997 da Rua Xavier de Toledo, na capital, para Manaus, onde havia incentivos fiscais. A rede passou por outra fase de expansão acelerada, especialmente a partir de 2001, quando o ritmo de abertura de novas lojas chegou a uma média de seis por ano, respaldado por uma forte campanha de marketing e reposicionamento da marca. Dois anos depois, já com 47 lojas, a Vivara inaugurou no shopping Center Morumbi sua maior e mais luxuosa unidade. A marca também obteve sucesso com suas campanhas que utilizavam a fórmula “Jóias + Celebridades”. Passaram pelos anúncios da marca a modelo Shirley Mallmann, ao lado do ator Marcelo Antony, e a global Maria Fernanda Cândido.

Em 2007 a Vivara adotou um novo posicionamento próprio no segmento de joias, alinhando estratégia na ambientação de suas lojas, vitrines e produtos, além de uma infalível garota-propaganda: Gisele Bündchen. Em 2009, depois de Juliana Paes, foi a vez de Grazi Massafera estrelar as páginas do catálogo da nova coleção da marca. Mais recentemente a estrela Isabeli Fontana, juntamente com seus filhos, estrelou uma campanha publicitária da marca. Nos últimos anos a equipe de designers foi reforçada, e coleções exclusivas, com linhas confeccionadas a mão, recebem cada vez mais atenção. Os resultados já aparecem nas vitrines e no preço. Nos produtos dessa faixa, um colar Vivara chega a custar o nada popular valor de R$ 20 mil.

Em 2011 a marca lançou um de seus maiores sucessos: a linha Life by Vivara. Essa linha oferece mais de 250 tipos de berloques (pingentes) que traduzem o cotidiano, o amor, o trabalho, entre outros temas importantes para a vida de uma pessoa. Com isso, a Vivara introduziu no mercado um novo conceito de joia colecionável, permitindo ao consumidor montar sua pulseira ou colar ao poucos, com pingentes que significam algo, fazendo com que a joia se torne única. E as novidades não pararam por aí. Resolveu inovar lançou sua primeira coleção de óculos de sol, ingressando assim em um novo segmento. Em 2012, a Vivara lançou uma coleção de relógios com marca própria. Batizada de Urban Collection, a linha tem seis modelos unissex e dois femininos, sendo dois modelos com pulseiras de couro, mais clássicos, e seis modelos de aço, com estilo mais contemporâneo.

Atualmente, sem quebrar o vínculo com seus valores tradicionais, qualidade e atendimento, a Vivara se renova a cada coleção, reinventa-se através do tempo e das joias de design criativo. Um dos segredos do sucesso da marca está na mistura inusitada de requinte e simplicidade que fazem suas joias diferenciadas. Uma equipe exclusiva de talentosos designers busca tendências mundiais, pesquisa materiais, estuda e entende as peculiaridades do público brasileiro, criando as mais charmosas e sofisticadas coleções. Por isso, em toda a sua trajetória a Vivara vem recebendo reconhecimento por meio de premiações em diversos setores, desde a área de vendas, até tecnologia e arquitetura.

Imagens via: Vivara.

Editora de conteúdo: Carla Cruz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s