Por que Usamos Aliança no Dedo da Mão Esquerda? – A Lenda da Vena Amoris


Vena Amoris significa a Veia do Amor. Antes do mapeamento do sistema circulatório pela medicina, acreditava-se que existia uma veia que ligava o dedo anular da mão esquerda diretamente ao coração: a Vena Amoris. Assim, como símbolo um de amor, o dedo anular monopolizou a representação do matrimônio e da união entre casais.

O primeiro registro do termo Vena Amoris aconteceu em 1686, pelo advogado Henry Swinburne, em um tratado sobre contratos matrimoniais. Até meados daquela época, pessoas tinham o costume de usar alianças em outros dedos, como o polegar e o dedo médio, por exemplo.

O costume parece ter se estabelecido na cultura ocidental no século XVII e não se sabe ao certo qual a influência que Vena Amoris teve nessa história toda. Na verdade, tudo é uma grande mistura de lendas, falta de documentação e até um esforço da indústria joalheira de capitalizar em cima de mitos.

Embora as características da Vena Amoris sejam um fato, atualmente, sabemos que todos os dedos da mão possuem veias que os ligam diretamente ao coração.

vena-amorisalianças-casa sao pauloLindas alianças da Casa São Paulo Joias. Para fazer encomendas, mandar e-mail para: casasaopaulojoias@gmail.com.

Editora de conteúdo: Carla Cruz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s